Apresentação

Por Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro, gestora e Mestra em Cultura Popular e Doutora em Urbanismo

Cada um de nós que atuamos em cada palco, em cada Casa e Ponto de Cultura, mestres e mestras de ontem e hoje, todos e cada um de nós que estamos em vida nessa ciranda da vida, fazemos milagres.

O milagre de esperançar e criar através de nossas diversas linguagens artísticas possibilidades de outras pessoas se curarem, sonharem e terem sonhos. Realizamos o milagre de mesmo sem políticas públicas e investimentos garantidos para nos incentivar e, ainda, no país da destruição pós covid-19 e Bolsonaro, realizamos leis que nos deram a certeza de que juntos somos implacáveis como as leis que construímos: a Aldir Blanc e a Paulo Gustavo. Viva nossos representantes Toninhos da política!

Somos nós, Toninhos, que diariamente em nossos territórios, nos transformamos em espaços de transformação social e de almas.

Os Toninhos do Teatro Evolução que enfrentaram a ditadura; os Toninhos do Programa Cultura Viva e do Bem Viver com nossas vozes, corpos e acolhimentos; os Toninhos do ferro; da FEPASA; da Mogiana… estações de encontros e despedidas.

São os Toninhos da Rede da Usina Geradora de Cultura que como luz de um farol, fazem o milagre da cena, da diversidade, dos encontros e a ponte entre o contemporâneo e o antigo.

Nesse lugar, as vozes de Toninhos do Laboratório de Produção Cultural da Estação se expandem quando, por meio da exposição Memórias Geradoras, rememoramos os nossos sábios pioneiros e ampliamos nossa compreensão… porque estamos todos Toninhos aqui.

Artístico, Político e Cultural, somos Toninhos da Sala dos Toninhos, espaço que acolhe tantas pessoas que por aqui atuam e fazem desta Estação um espaço em que o trem anda e apita o som da arte e cultura.

Sim, prezados visitantes, sejam bem vindos porque sabemos que você é um de nós, você também é Toninho.

“O legado está aí, a gente conseguiu ter estrutura; chegar nos pontos onde imaginávamos (…) Sonhávamos com isso, com esse momento de agora, então isso pra mim está acontecendo realmente… (…) Sabíamos onde chegaríamos e que chegaríamos. Tínhamos o exemplo da luta de Palmares; tínhamos essa consciência”

TC Silva/ Casa de Cultura Tainã; sobre a 
caminhada de uma geração e seu legado.

das Inspirações Geradoras

Por Everaldo Cândido

Rua Francisco Teodoro por volta de 1906; ao fundo a casa de Carros/Estação; hoje Sala dos Toninhos

A Rede Usina Geradora de Cultura, entrando em seu 10o ano e se encontrando na urgência em se “traduzir” e apresentar a dimensão que ocupa no cenário das artes e da cidadania cultural pulsante na cidade – cabe a nós este papel – apresenta aos seus e suas, o projeto Memórias Geradoras. Este pretende ser um painel da trajetória e experiência em gestar um espaço de referência em diversidade cultural; traz visibilidade e luz ao modelo de gestão que a solidifica e uma necessidade de recorte e de apresentação da dimensão que ocupa no cenário das artes e da cultura na cidade.

O presente folheto; a exposição multimídia (inaugurada recentemente e que seguirá por 2023) e a construção de um site, formam um conjunto de pequenas plataformas; meios expositivos que produzimos e que contam a formação deste espaço de cultura que a Rede Usina cuida e trazer a foco os conceitos aprendidos com nossos pioneiros e pilares da história dos movimentos culturais da cidade – inspirações e bases para a gestão do espaço cultural multiuso Sala dos Toninhos.

Nos nutrimos destas potências estéticas, culturais, populares, comunitárias e educativas outrora implementadas nessas paragens pelas mentes incômodas de agitadores culturais autônomos e independentes, nossos pioneiros; prestigiadas no contemporâneo e de perspectivas para o futuro. Referências nas Américas e além continente.

A CULTURA É VIVA!

Composição e Edição:
Everaldo Cândido
Neander Heringer

Fotos:
Neander Heringer

Textos:
Alessandra Ribeiro
Everaldo Cândido
Marcelo Ricardo 
Marcos Brytto
Maria Cecília Campos

Diagramação 
e arte final:

Lucas Titon

Executivo:
Lerrania Lima

Produção:
Ponto de Cultura NINA

Realização:
Rede Usina Geradora de Cultura

Parceria:
Casa de Cultura Fazenda Roseira &
Jongo Dito Ribeiro

Apoio:
Mandato da Deputada Federal Leci Brandão

Produzido no 2º semestre de 2022 pela Rede Usina Geradora de Cultura e Ponto de Cultura NINA. 
Contatos – Emails: somostoninhos@gmail.com & ninaemrede@gmail.com | Fones: (19) 98422.3244 & (19) 98453.2050